A arquitetura sustentável está muito em alta, e não por acaso. O setor da construção civil é um dos que mais impactam negativamente o meio ambiente. De acordo com o Conselho Brasileiro de Construção Sustentável, o setor consome cerca de 75% dos recursos naturais e 20% de água.
Para completar, o setor também é capaz de gerar em torno de 122 toneladas de resíduos e entulhos diariamente no Brasil. Por isso, está na hora de agir para transformar nosso presente e futuro.
Ao contrário do que muitos pensam, a arquitetura sustentável não oferece vantagens apenas ao planeta. Você, como morador ou proprietário, também recebe muitos benefícios se investir na arquitetura sustentável.
No texto de hoje, você irá aprender qual é o conceito da arquitetura sustentável e quais são as principais vantagens que ela proporciona a você.
O que é a arquitetura sustentável?
A arquitetura sustentável é o processo de projetar e construir estruturas que tenham um impacto mínimo no meio ambiente.
Esse processo é alcançado usando materiais, técnicas de construção e estratégias de design sustentáveis. A arquitetura sustentável se concentra em quatro aspectos principais: ecologia, economia, comunidade e cultura.
Ecologia refere-se ao efeito do edifício no meio ambiente em termos de uso de energia, uso de água, emissões de dióxido de carbono, produção de resíduos e qualidade do ar interno.
Economia refere-se a como os edifícios sustentáveis podem minimizar seu custo financeiro para a sociedade, reduzindo os custos operacionais e melhorando a produtividade dos ocupantes.
Comunidade refere-se a como os edifícios sustentáveis podem melhorar a equidade social, promovendo estilos de vida saudáveis e melhorando o acesso à natureza para todas as pessoas de uma comunidade.
Cultura refere-se a como os edifícios sustentáveis podem fornecer lugares para comunidades que promovam a interação social entre pessoas de diferentes origens.
As 3 vantagens da arquitetura sustentável
A arquitetura sustentável tem muitos benefícios que fazem valer a pena investir tempo e esforço. Esses benefícios incluem:
1- Economia e valor agregado
A economia vem de vários lados. Primeiro, ao longo do tempo, o morador reduz ou elimina os gastos mensais com luz, gás e água. É possível reduzir o consumo de energia em até 30% e o consumo de água em até 40%.
Segundo, as construções possuem um valor maior no mercado imobiliário, pois reduzem custos operacionais e colaboram com as práticas de Governança Ambiental, Social e Corporativa.
2- Modernidade e qualidade
Um dos pontos altos da arquitetura sustentável é o estilo moderno e futurista. Além disso, os materiais utilizados são de alta qualidade e com tecnologia inteligente, o que garante funcionalidade e arrojo.
3- Bem-estar e saúde
Além de reduzir o desperdício de resíduos e o gasto de recursos naturais, a arquitetura sustentável também proporciona estratégias saudáveis que aproveitem melhor a ventilação e a iluminação natural, entre outras coisas. Tudo isso contribui para o seu maior bem-estar e saúde.
Para você ter ideia, a arquitetura sustentável melhora a qualidade do ar interior, aumenta o conforto e a produtividade em edifícios, e ainda cria espaços de vida mais saudáveis para os ocupantes.
Viu como a arquitetura sustentável pode ser super vantajosa para sua construção, sua saúde e seus bolsos?
Quer mais conteúdos sobre arquitetura? Quer uma mãozinha com seu projeto? Fique de olho no nosso blog e entre em contato com nossos atendentes!